• Telefone 11 3681 6228 - 11 3609 3019 - 11 97830 5434
Escola
    MENUMENU
    • Home
    • A Escola
      • Quem Somos
      • Proposta Pedagógica
    • Cursos
      • Berçário
      • Infantil
      • Fundamental
    • Conheça
    • Atividades
    • Blog
    • Contato
    MENUMENU
    • Home
    • A Escola
      • Quem Somos
      • Proposta Pedagógica
    • Cursos
      • Berçário
      • Infantil
      • Fundamental
    • Conheça
    • Atividades
    • Blog
    • Contato
Escola > Blog > Post > Escola Infantil que desenvolve Projetos Educacionais diferenciados

Escola Infantil que desenvolve Projetos Educacionais diferenciados

  • 06/05/2019
  • Posted by: raio
  • Category: Post
Nenhum comentário

O ato de brincar auxilia no desenvolvimento global das crianças

O ato de brincar é bastante presente ao longo da educação infantil. A nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum) estabelece seis direitos essenciais de aprendizagem: conviver, participar, explorar, expressar, conhecer-se e brincar. De acordo com a BNCC, as escolas devem incluir esse direito em seu projeto pedagógico.

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. ”

É importante que a família reconheça a influência da brincadeira no aprendizado infantil para ser parceira da escola no processo educativo. Já as instituições de ensino assumem o papel de organizar e coordenar o ato de brincar, auxiliando os alunos na aquisição do conhecimento. Os educadores conduzem esse processo, propondo projetos específicos para cada faixa-etária. 

Através dos brinquedos e brincadeiras as crianças conseguem explorar a criatividade, desenvolver a criatividade e os aspectos cognitivos, sociais e motores. Além disso, o ato de brincar contribui para a exploração do mundo e estimula a imaginação e fantasia. A partir da interação com o outro e si mesmo nos jogos e brincadeiras a criança pode refletir a sua cultura, analisar a realidade e trabalhar a sua autoconfiança, autonomia e pensamento. 

A maioria das escolas já incluem as brincadeiras em sua rotina. As propostas pedagógicas da educação básica de algumas instituições definem a ludicidade como parte de sua identidade. Nesses casos, a escola direciona atividades lúdicas para trabalhar diversos aspectos da criança, estimulando a criação do seu mundo simbólico para favorecer a sua experimentação, descoberta e concentração. No momento de escolher a escola, analisar a proposta pedagógica e questionar a coordenação como é trabalhada a questão a ludicidade e o ato de brincar na educação. 

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-influencia-das-brincadeiras-no-aprendizado-infantil
E+B Educação | Gabriele Silva

Brincar Conhecer-se Conviver educação infantil Educação Infantil em Osasco Escola Infantil Escola Infantil em Osasco Explorar Expressar Ludicidade Participar Projeto Pedagógico raio de luz

Deixe um comentário Cancelar resposta

Busca

Publicações Recentes

A relevância do brincar na Educação
Post,
Educação Infantil em Osasco uma grande preocupação por parte dos pais
Post,
Escola Infantil que desenvolve Projetos Educacionais diferenciados
Post,
INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS:
  • Documentação
  • Regulamento
  • Lista de Materiais Infantil
  • Lista de Materiais Fundamental
CARDÁPIO MENSAL:
  • Lanche Berçário
  • Lanche Infantil
  • Almoço Berçário 1
  • Almoço Berçário 2
  • Almoço Infantil
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES:

Preencha o Formulário e
teremos o prazer em atender:

CLIQUE AQUI

Footer logo

2019 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por

  • Home
  • Contato
Search
  • ←
  • WhatsApp
  • Facebook Messenger