Escola Infantil que desenvolve Projetos Educacionais diferenciados
- 06/05/2019
- Posted by: raio
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O ato de brincar auxilia no desenvolvimento global das crianças
O ato de brincar é bastante presente ao longo da educação infantil. A nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum) estabelece seis direitos essenciais de aprendizagem: conviver, participar, explorar, expressar, conhecer-se e brincar. De acordo com a BNCC, as escolas devem incluir esse direito em seu projeto pedagógico.
“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. ”
É importante que a família reconheça a influência da brincadeira no aprendizado infantil para ser parceira da escola no processo educativo. Já as instituições de ensino assumem o papel de organizar e coordenar o ato de brincar, auxiliando os alunos na aquisição do conhecimento. Os educadores conduzem esse processo, propondo projetos específicos para cada faixa-etária.
Através dos brinquedos e brincadeiras as crianças conseguem explorar a criatividade, desenvolver a criatividade e os aspectos cognitivos, sociais e motores. Além disso, o ato de brincar contribui para a exploração do mundo e estimula a imaginação e fantasia. A partir da interação com o outro e si mesmo nos jogos e brincadeiras a criança pode refletir a sua cultura, analisar a realidade e trabalhar a sua autoconfiança, autonomia e pensamento.
A maioria das escolas já incluem as brincadeiras em sua rotina. As propostas pedagógicas da educação básica de algumas instituições definem a ludicidade como parte de sua identidade. Nesses casos, a escola direciona atividades lúdicas para trabalhar diversos aspectos da criança, estimulando a criação do seu mundo simbólico para favorecer a sua experimentação, descoberta e concentração. No momento de escolher a escola, analisar a proposta pedagógica e questionar a coordenação como é trabalhada a questão a ludicidade e o ato de brincar na educação.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-influencia-das-brincadeiras-no-aprendizado-infantil
E+B Educação | Gabriele Silva