• Telefone 11 3681 6228 - 11 3609 3019 - 11 97830 5434
Escola
    MENUMENU
    • Home
    • A Escola
      • Quem Somos
      • Proposta Pedagógica
    • Cursos
      • Berçário
      • Infantil
      • Fundamental
    • Conheça
    • Atividades
    • Blog
    • Contato
    MENUMENU
    • Home
    • A Escola
      • Quem Somos
      • Proposta Pedagógica
    • Cursos
      • Berçário
      • Infantil
      • Fundamental
    • Conheça
    • Atividades
    • Blog
    • Contato
Escola > Blog > Post > Educação Infantil em Osasco uma grande preocupação por parte dos pais

Educação Infantil em Osasco uma grande preocupação por parte dos pais

  • 20/05/2019
  • Posted by: raio
  • Category: Post
Nenhum comentário

Boa adaptação escolar é imprescindível na vivência do aluno

Pode ser a primeira vez na vida em uma escola. Ou em uma nova instituição e até mesmo na transição de uma série para outra. O fato é que toda estreia gera um mix de emoções, entre boas e não tão legais assim. Isso vale para todos, seja lá a sua posição social e faixa etária. Isso é normal. É humano. Pois imagina para um serzinho, que está começando a perceber e experimentar o mundo. O que ele conhecia até então era restrito praticamente ao ambiente doméstico, com as suas regras e rotinas, que foram sendo incorporadas naturalmente ao dia a dia.

As descobertas têm tudo para encantar, pois a cada uma delas, por menor que seja, a realidade literalmente muda de perspectiva. Sendo assim, o contexto em que ocorrem influencia a vivência em si e a repercussão futura na vida do indivíduo. Motivo mais do que suficiente para que adultos se desdobrem em atenção nesses verdadeiros rituais de passagem dos pequenos.

Parceria escola & família: uma melhor adaptação escolar

Como se pode ver, a escola é protagonista no planejamento e na execução do processo de adaptação. Porém, não precisa e nem deve fazer isso sozinha. É fundamental que conte com o auxílio dos pais dos alunos. De acordo com a pedagoga, é importante orientá-los a fazerem um preparo com os filhos antes do início das aulas.

“Eles devem explicar à criança que ela irá para a escola a partir de um determinado dia, onde vai aprender, brincar, fazer novos amigos. Que será acompanhada pela mãe ou pelo pai por um período, mas depois disso ficará com a professora e os colegas”, alerta Cléris.

A seguir, Cléris cita mais algumas orientações interessantes para as escolas darem às famílias:

– manter a rotina da criança e evitar mudanças, como retirada de bico e fralda, por exemplo;
– evitar fazer comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
– antes do início das aulas, passar com a criança em frente à escola, parar, olhar os detalhes, ouvir os seus comentários com atenção, responder às perguntas e sempre que não souber responder dizer que poderão descobrir juntos quando as aulas começarem;
– nos primeiros dias de aula, conduzir o filho caminhando, e não no colo, até a professora. Isso facilita a despedida;
– evitar sair escondido e despedir-se de forma natural;
– se a criança chorar, explicar que voltarão para buscá-la, demonstrando tranquilidade e segurança;
– respeitar o horário de entrada e saída estipulado;
– em caso de dúvida ou insegurança, procurar a equipe da escola.

A adaptação escolar leva quanto tempo?

Depende. De acordo com Cléris, não há um período ideal para fazer a adaptação, mas formas diferentes de organizá-lo.

“Cada instituição de ensino estabelece um tempo adequado para o processo, que pode ser alterado de acordo com a necessidade de cada criança, que deve ser respeitada”, comenta.

Algumas se adaptam em uma semana, outras em 15 dias, outras em 30 dias. E ainda há as que se adaptam nos primeiros dias e que na semana seguinte podem apresentar dificuldade em querer permanecer na escola. A adaptação é feita gradualmente. Pouco antes do início do ano letivo, os professores entram em contato com as famílias dos alunos matriculados e agendam uma entrevista.

Na oportunidade a criança já conhece a sua professora e a sua sala e traz todo o seu material escolar para que possa ser organizado para o primeiro dia de aula. “O docente conversa com a família sobre a criança e entrega o horário de adaptação, que é diferenciado para cada faixa etária, e um artigo ou texto sobre esse período”, explica Cléris. “Orientamos que o pai ou a mãe participem do início do processo, levando a criança à escola, no horário estipulado, estimulando-a a ficar, e depois buscando-a.

Para os casos de maior dificuldade, a escola oferece aos responsáveis uma sala especial, com apoio e orientação da equipe pedagógica.  “Assim como as crianças, os pais também são acolhidos com muito carinho”, diz Cléris. “O ingresso na escola tende a gerar ansiedade na família.

No processo de adaptação, além de atender os pequenos, é necessário dar uma atenção especial aos pais, orientando-os em suas atitudes e preocupações.” É importante agendar um horário para conversar antecipadamente com os responsáveis, explicar a proposta pedagógica e o funcionamento da escola e mostrar os espaços físicos.

Só existe educação onde há comunicação

Nós, sabemos do efeito gigante e maravilhoso de uma boa comunicação. Afinal, a educação só é possível onde há comunicação. Então, ao encerrarmos esta matéria, queremos também dar a nossa singela contribuição: as instituições que utilizam o Diário Escola podem sugerir às famílias que o apresentem aos filhos. Ao explicarem para o que serve o aplicativo, as crianças compreenderão que, com ele, os pais estarão mais pertinho e sempre sabendo o que acontece na escola. Acreditamos que isso poderá fazer com que se sintam um pouco mais tranquilos.

E temos ainda outra dica: os professores podem mandar um recadinho pelo app, pedindo aos pais para dizerem às crianças que são muito esperadas na escola. E que estão preparando muitas coisas legais para aprenderem e se divertirem bastante.

Fonte: https://diarioescola.com.br/2018/02/adaptacao-escolar/
Por Dóris Fialcoff, jornalista

Adaptação Escolar educação infantil Educação Infantil em Osasco Escola Infantil Escola Infantil em Osasco Preocupação dos Pais raio de luz

Deixe um comentário Cancelar resposta

Busca

Publicações Recentes

A relevância do brincar na Educação
Post,
Educação Infantil em Osasco uma grande preocupação por parte dos pais
Post,
Escola Infantil que desenvolve Projetos Educacionais diferenciados
Post,
INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS:
  • Documentação
  • Regulamento
  • Lista de Materiais Infantil
  • Lista de Materiais Fundamental
CARDÁPIO MENSAL:
  • Lanche Berçário
  • Lanche Infantil
  • Almoço Berçário 1
  • Almoço Berçário 2
  • Almoço Infantil
SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES:

Preencha o Formulário e
teremos o prazer em atender:

CLIQUE AQUI

Footer logo

2019 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por

  • Home
  • Contato
Search
  • ←
  • WhatsApp
  • Facebook Messenger