Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica significa um ponto de partida para a escolha da tendência curricular.
O projeto pedagógico é a aplicação dos resultados das experiências preliminares, em âmbito mais extensivo. A Proposta Pedagógica da Escola Educação Infantil Raio de Luz está comprometida com a qualidade da educação.

Através da atividade e do trabalho, a criança descobre seu inserimento, responsabilidades e valor de perpetuação e construção da cultura. É com o trabalho orientado pela inteligência que ela desenvolve suas capacidades cognitivas e afetivas. A descoberta efetuar-se-á em cima de diálogo, respeitando a liberdade. A criança precisa e necessita explorar e descobrir; isto despertará o desejo nela emoção, entusiasmo e alegria. O entusiasmo das novas aquisições suscitará o desejo de conhecer mais e mais, integrando-se ao conhecimento como ser participante na história dos que a precederam. Sentindo-se parte de um contexto universal, ela compreenderá suas raízes para a estrutura de sua personalidade.
Transcendendo à informação a nível cognitivo, a criança irá buscar conhecer e compreender sempre mais e melhor o objeto de seu estudo e, espontaneamente, passará do todo o detalhe, de um primeiro conhecimento global a um conhecimento mais particularizado. O conhecimento, assim, será a chave da compreensão de ontem e o embasamento de sua integração no hoje. Ele é seu passado, presente e também a possibilidade do futuro.
Cada criança é o resultado da história do seu desenvolvimento anterior; sobre ela influenciam diversos fatores, determinando aprendizagens diversas que integram seu repertório comportamental. Uma criança é, pois, o resultado da interação de suas estruturas orgânicas e fisiológicas, com a vivência a que se submete. A partir daí a Educação Infantil deverá atuar a fim de criar condições adequadas ao desenvolvimento global da criança: físico, sócio — emocional, intelectual e realizar todas as possibilidades humanas características do período que a criança está vivendo, transformando em alicerce para sua vida adulta.
A Proposta Pedagógica se baseia no reconhecimento dos direitos da criança e do respeito à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e do seu conhecimento. Para tanto, a Escola trabalho com o Sistema de Ensino Positivo, que apresenta uma proposta que gera proximidade com as práticas sociais reais, que produz aprendizagens significativas e elabora condições para o trabalho com os conhecimentos prévios. A proposta compromete-se com a aprendizagem em situações orientadas, com a necessidade de interação, como fator de desenvolvimento e princípio de aprendizagem, e com a resolução de problemas como estratégia de relação com os componentes curricular. Todos os conteúdos serão desenvolvidos de forma adequada a cada nível de faixa etária e sob o tratamento metodológico de atividades pedagógicas exigidas pela Educação Infantil. Os conhecimentos que o educando já possui serão respeitados e, a partir deles, a Educação Infantil atuará no sentido de organizá-los e ampliá-los em direção à apropriação do conhecimento acumulado pelo homem ao longo de sua história, uma vez que entendemos que somente assim o educando se torna apto a compreender o mundo que vive.